A provação dos bons

5d2ef89a68e1062d04388a626a4bc935

O capítulo 12 de Jeremias começa com as indagações do profeta sobre coisas bem contemporâneas:

“Tu és justo Senhor, quando apresento uma causa diante de Ti. Contudo, eu gostaria de discutir contigo sobre a tua justiça. Por que o caminho dos ímpios prospera? Por que os traidores vivem sem problemas? (…) Perecem os animais e as aves por causa da maldade dos que habitam nesta terra” – Jeremias 12:1 e 4.

Jeremias fez as suas perguntas, e agora Deus responde com mais perguntas:

“Se você correu com homens e eles o cansaram, como poderá competir com cavalos? Se você tropeça em terreno seguro, o que fará nos matagais junto ao Jordão?” (vs 5)

Essa resposta é bastante interessante porque por ser uma pergunta o profeta – e os leitores também – são tentados a refletir sobre a pergunta de Deus e a pergunta de Jeremias. A pergunta do profeta é bastante humana, ou seja, com as suas limitações. Nós não vemos as coisas de cima, de um panorama maior e sábio como Deus vê. O que vemos é gente boa sofrendo e gente ruim se dando bem na vida. As aves e os animais são os mais inocentes de todos e sofrem por causa da maldade também.

Por que Deus deixa isso acontecer?  Vamos voltar para a resposta de Deus, que é uma pergunta. Obviamente é mais fácil competir uma corrida com outros homens do que com cavalos (a menos que você seja o Usain Bolt); e claramente também é menos nocivo tropeçar em terra segura do que em um matagal perto de um rio. E daí? E daí que Deus não cria filhos mimados, mas cidadãos celestes fortes. Os justos vão sim passar por muitos problemas na terra, para que a fé e a força deles seja fortificada. Deus permite as provações ao justo porque quer que ele cresça. O Criador conhece a criatura e sabe que o ser humano não se desenvolve no “bem bom”.

Os ímpios que se esbaldam nas regalias da injustiça terão felicidade só aqui na terra, porque depois perecerão. Mas os justos terão a felicidade eterna. Os mimamos pelo inimigo tem direito de aproveitar a vida boa da terra, porque isso é tudo que poderão experimentar. Mas os filhos de Deus serão tão fortes que estarão aptos a competir uma corrida com cavalos e não tropeçarão “nos matagais junto ao Jordão”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s