Perdão ≠ Esquecimento

 

foto“ Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?
Jesus respondeu: “Eu digo a você: Não até sete, mas até setenta vezes sete

Mateus 18:21 e 22

Os judeus tinham um costume e não sei se ainda tem, de perdoar alguém 3 vezes somente. Quando Pedro perguntou a Jesus quantas vezes deveria perdoar e sugeriu sete, imaginou ser muito. Como alguém pode ser bobo a ponto de uma pessoa lhe ferir sete vezes e perdoar as sete vezes? Esse é o pensamento de muitas pessoas e talvez seja o seu.

Com certeza você já foi ferido. Alguém já te traiu? Já te quebraram promessas? Não é fácil quando alguém te machuca e você tem que continuar convivendo com as más lembranças. Afinal, nunca esquecemos. Todas as coisas que causam grande impacto emocional em nós grudam no nosso cérebro e não saem da memória nunca mais. Então se perdoar não é esquecer, o que significa perdoar? Perdoar significa se libertar e amar. Não quer dizer que as coisas vão continuar sendo como antes, mas quer dizer que o amor está acima do erro e que mesmo que nada mais seja igual, o respeito permanece.

Ok, falamos sobre quem te feriu, mas e você já feriu alguém? Já traiu? Já quebrou promessas? Quantas vezes você já não feriu a Deus? Ele que nos dá tudo e O rejeitamos… Quantas vezes pecamos! Mas felizmente Deus não é humano para ter coração duro como o nosso, o seu perdão é abundante, mais do que setenta vezes sete. Ele não olha para os nossos erros, mas para nossa fraqueza e quer nos ajudar.

Particularmente não sou fã de matemática, mas fui obrigada a aprender potenciação. Se vermos esse verso de Jesus como 7 elevado a 70 é bem diferente de 7 multiplicado por 70. Veja; 7 x 70 = 490; 7 elevado a 70 = 7 x 7 x 7 x 7 x 7 x 7 x 7 x 7 x 7 x 7 (…) que dá um número quase infinito! A calculadora não consegue suportar todos os números já na potência 20. Wow. Isso é muita coisa.  Nós não conseguimos ser tão humildes e sensatos na hora de perdoar quanto devemos. Só alcançaremos essa graça mediante a ação do Espírito Santo em nossa vida. Se conseguimos perdoar é porque Deus nos deu este dom e se nós não perdoarmos as pessoas ao nosso redor, não temos o direito de pedir o perdão de Deus, pois Ele é justo. Há uma parábola na bíblia que ilustra melhor o que quero dizer. Está em Mateus 18 do verso 23 em diante:

”  Por isso o reino dos céus é semelhante a um rei, que resolveu ajustar contas com os seus servos.Tendo começado a ajustá-las, trouxeram-lhe um que lhe devia dez mil talentos.   Não tendo, porém, o servo com que pagar, ordenou o seu senhor que fossem vendidos-ele, sua mulher, seus filhos e tudo quanto possuía, e que se pagasse a dívida.    O servo, pois, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Tem paciência comigo, que te pagarei tudo. O senhor teve compaixão daquele servo, deixou-o ir e perdoou-lhe a dívida.    Tendo saído, porém, aquele servo, encontrou um dos seus companheiros, que lhe devia cem denários; e segurando-o, o sufocava, dizendo-lhe: Paga o que me deves.    Este, caindo-lhe aos pés, implorava: Tem paciência comigo, que te pagarei. Ele, porém, não o atendeu; mas foi-se embora e mandou conservá-lo preso, até que pagasse a dívida.    Vendo, pois, os seus companheiros o que se tinha passado, ficaram muitíssimo tristes, e foram contar ao seu senhor tudo o que havia acontecido.    Então o seu senhor, chamando-o, disse-lhe: Servo malvado, eu te perdoei toda aquela dívida, porque me pediste; não devias tu também ter compaixão do teu companheiro, como eu tive de ti? ”

Deus nos amou quando ainda eramos seus inimigos. Neste mundo não há nada perfeito. Todos nós erramos e todos nós precisamos do perdão uns dos outros e o perdão de Deus também. Entre nós existem diferenças e isso pode causar atrito, mas a questão é como podemos ficar longe disso e viver a graça de Jesus. Quando você não perdoa é como se estivesse se auto mutilando e a cada dia você vai perecer mais e mais dentro de si mesmo. Existem coisas que consideramos imperdoáveis, mas pelo poder de Deus nós conseguiremos limpar nossa alma e alcançar a paz.

Receba a graça e o perdão de Deus.

 

Pregação do dia 25.09.14, pelo pastor Pablo Flor, Adaptada)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s