Salmos 139 – Predestinação?

Aqui no Omeletica suas dúvidas podem ser respondidas! Deixe um comentário ou envie um e-mail para omeletica@hotmail.com e iremos respondê-lo da melhor forma possível em breve.

O Salmos 139 no verso 16 diz assim:

Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.”

Esse verso pode parecer bem confuso. Sim pois, será que nós não temos como fazer nossas próprias escolhas? Isso quer dizer que não tem nada que possamos fazer? Bem, se você pegar só esse verso a interpretação fica assim mesmo. Porém, entretando, todavia… Não podemos ler apenas um verso sozinho e tirar conclusões dele. Vamos ao contexto: Como eu já falei no post anterior, o salmista aqui está dizendo como que Deus conhece tudo e sabe as nossas palavras mesmo antes de abrirmos a boca. Pois bem, pense comigo. Se você fosse Deus, você não seria tão só um ser como é. Deus é inimaginavelmente poderoso e sábio, correto? Logo, Ele tem a habilidade de ver sua vida do começo ao fim, mas não quer dizer que isso esteja programado. Pense, Deus acompanhou seus pais a vida toda e agora está acompanhando a sua vida. Você acha que Ele não tem ideia do que você vai falar? Ele sabe como seus pais eram, Ele sabe como o DNA funciona, porque foi Ele quem fez… Logo sabe que você vai pegar um pouco da personalidade da sua mãe e um pouco do seu pai e isso junto faz a sua personalidade. Deus sabe todas as coisas que você viu, ouviu e tudo que influencia a sua vida. Então, se Ele está vendo tudo isso e é sábio, Ele com certeza sabe o que você vai falar pois te conhece muito bem. É sobre isso que o salmista fala, Ele está maravilhado com isso. E o capítulo tem 24 versos, e nos dois ultimos versos lemos:

vs 23 Sonda-me, ó Deus, e conhece meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos;
    vs 24 Vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno ”

Percebe? Se realmente houvesse predestinação, como o salmista poderia pedir para que Deus o ajudasse a sair dos possíveis caminhos maus? Então o que ele quer dizer é que Deus é um ser onisciente, ou seja, que está em todos os lugares. Deus sabe todas as possibilidades de escolhas que você possa fazer e quais serão as consequências delas. Por isso você pode confiar Nele para o melhor… Se você deixar, Ele vai te dar mais do que você sonha. Porém, algumas vezes Ele tenha que tirar você do seu mau caminho para ir pro caminho certo e então momentos difíceis virão. Mas lembre-se “O choro pode durar uma noite mas a alegria vem pela manhã”.  Deus nos deu o livre arbitrio. Todas as escolhas que fazemos tem consequências e são nossas. Deus não coloca cordinhas em nossos braços e pernas para fazermos o que Ele quiser, ele nos deixou livres mas insiste em tentar nos conquistar todos os dias. E a escolha de aceitar ou não é sua, a consequência também.
Respondendo a pergunta: Não, o Salmos 139 não trata sobre uma questão de predestinação, mas de onisciência. Sempre que você for ler a bíblia, leia todo o contexto do capítulo ou dos capítulos.

Sinta-se livre para fazer suas perguntas e tirar suas dúvidas. Lembrando que se você quiser uma bíblia pode me deixar um recadinho que vou tentar conseguir uma para você, de graça e por graça. Deus abençoe!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s