Os Sábado’S de Colossenses 2:16

Aqui no Omeletica suas dúvidas podem ser respondidas! Deixe um comentário ou envie um e-mail para omeletica@hotmail.com e iremos respondê-lo da melhor forma possível em breve.

 

Antes de tudo vamos ao contexto:  Paulo, que estava na cadeia, tinha recebido notícias das falsas doutrinas que estavam sendo ensinadas aos cristãos de Colossos (2:8,16-23) e por isso escreveu esta epístola para combater esses falsos ensinamentos e trazer os colossenses de volta a verdadeira fé. Epafras, companheiro de trabalho de Paulo, cujo provavelmente foi o primeiro a anunciar o evangelho em Colossos (1:7; 4:12);  havia ensinado que somente Jesus Cristo pode salvar, somente por meio dele é que os pecados são perdoados.  Portanto, que os colossesnes continuem fiéis, tendo sua fé construída  sobre um alicerce firme e seguro; e que não fossem atrás de ensinamentos inventados por qualquer um. Paulo fala da nova vida que os cristãos tem por estarem unidos com Cristo e de como essa vida se manifesta especialmente no amor de uns para com os outros (3: 12-14)*

Agora vamos ao capítulo 2, onde achamos um verso curioso. Acompanhe:

” vs 16 Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova ou sábados,
   vs 17 porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haveriam de vir; porém o corpo é de Cristo

Os colossenses eram gregos e não faziam as mesmas cerimônias que os judeus. Esses sábados eram sábados cerimonias, que não aconteciam necessariamente aos sábados. Quando a bíblia se refere ao sábado semanal fala sempre no singular.
Segundo o pastor Felippe Amorim, ” Em adição aos sábados semanais (Lev. 23:3) existiam sete sábados anuais, cerimoniais, distribuídos ao longo do calendário religioso israelita. Esses sábados da antiguidade não se achavam diretamente vinculados ao sábado do sétimo dia ou ao ciclo semanal. Tais sábados, “além dos sábados do Senhor”(Lev. 23:38), eram o primeiro e o último dia da festa dos pães asmos, o dia do pentecostes, a festa das trombetas, o dia da expiação, e o primeiro e o último dia da festa dos tabernáculos. (Lev. 23: 7, 8, 21, 24, 25, 27, 28, 35, 36)  Portanto o sábado cerimonial não necessariamente correspondia ao sábado semanal. Quando isso acontecia era chamado de ‘Grandes dias'(Jo. 19:31).  Os sábados cerimoniais foram cravados na cruz pela morte de Jesus, mas o sábado instituído na criação continuava, ele não era cerimonial.(…) Paulo contrastou a observância do sábado semanal com a desobrigação de observar os sábados rituais: Ninguém, pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa de dias de festa, ou de lua nova, ou de sábados, que são sombras das coisas vindouras; mas o corpo é de Cristo.(Col. 2:16,17) O contexto dessa passagem fala sobre os rituais que Jesus pregou na cruz.”

“Mas então por que esses feriados eram chamados de sábado?”, você deve se perguntar. Isso acontecia porque em hebraico a palavra para sábado (Shabat – שבת) é um verbo que significa descansar. Por isso alguns feriados eram chamados de sábados.
Paulo está pedindo para que os judeus não julguem os gregos e nem os gregos julguem os judeus. No verso 17 vemos que a palavra “sombra” está dizendo que essas festas e cerimônias eram representações. Assim como o cordeiro siginificava que Jesus viria para morrer, como o pão significava o corpo imaculado de Jesus. Eram sombras, representações de algo que aconteceria.
Só existe um sábado na bíblia, que é o sábado semanal e santificado – se ainda houverem duvidas sobre o sábado deixe um recadinho. Os sábados de Colossenses se referiam a sábados cerimoniais que eram “sombra” de algo que aconteceria. Espero que tenha ficado tudo bem claro!
Um grande abraço e até os próximos posts!

Referências: *Introdução ao livro de Colossenses pela SBB (Sociedade Bíblica do Brasil)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s