Encontrando Jesus #4

a-helping-hand
Pintura a óleo de Chris Hopkins

Quando Jesus andava no mundo haviam dois grupos: os romanos e os judeus, do qual não tinham poder de escolha. Tudo começou com Nabucodonosor e invasão a Jerusalém, que virou província da Grécia e influenciou os judeus para o misticismo.  Roma veio e tomou Grécia, logo Jerusalém passou a ser de Roma. Jesus dizia que todos deveriam amar seus inimigos, mas os judeus não queriam nada senão a liberdade e os gentios não eram aceitos pelos judeus. A história conta que Jesus era sempre observado e um homem procurava erros nEle.

Em João 3:1-16, vemos Nicodemos – que era um membro do sinédrio, líder judeu aristocrata, príncipe e outras qualidades. Esse homem achava que as características de Jesus não eram coerentes com as encontradas do messias no livro de Isaías. Mas Jesus impressionou Nicodemos e por isso começou investiga-lo. Se ele comprovasse que Jesus não era o messias, poderia o crucificar por não ser o Filho de Deus; mas caso fosse real, Nicodemos se renderia (vs 3). Vemos que Nicodemos era um líder Fariseu, o que significa que dificilmente mudaria alguma coisa. No verso 5, ele mostra não entender o que Jesus diz em “nascer de novo” e já no vs 6, Jesus explica que o nascimento dele foi carnal, no mundo do pecado. Se não mudar vai viver sempre na carne, e por isso tem o novo ser humano, no nascimento espiritual. Em Gálatas 5:17-21 entendemos que os que não nascerem no espírito não irão para o céu. Mas e o nascimento do espírito? (vs. 22 e 23). Não se sabe quanto tempo Nicodemos ficou conversando com Jesus (que aproveitou a oportunidade de pregar sobre o renascimento espiritual) quando o encontrou no Getsêmani, percebendo quando ficava vulnerável. Em João 3:16 a bíblia diz que Jesus veio dar vida e vida eterna.

Nicodemos saiu com uma consciência diferente, sabendo do novo nascimento. Quando nos batizamos, escrevemos uma nova história, como Jesus nasceu para o mundo e nasceu novamente para o espírito. O nascimento no espírito começa quando você decide se entregar a Deus, quando decide mudar de vida, deixando Ele atuar em você. Quando Jesus fala com Nicodemos foi a última vez , depois disso, o homem sumiu dos relatos bíblicos. Quando Jesus foi julgado, Nicodemos não apareceu. Porém quando Jesus foi crucificado esse homem voltou e finalmente percebeu que Jesus era Filho de Deus; foi ele quem desceu o corpo de Jesus da cruz. Algo aconteceu nesse tempo com ele e em Atos relata que ele deu tudo para pregar o evangelho, pois teve vontade de ver Jesus. Em Marcos 16:16 diz que quem não crer já está condenado, é a verdade da bíblia e não pressão. “Ai de mim obrigar vocês” diz Kuarup “mas ai de mim se eu não tentar ensinar a mensagem, porque Deus me cobra por cada um que eu não falar do seu amor”. Quando não estamos onde Deus está, estamos seguindo os desejos da carne e sabendo que teremos consequências. “Alguns aqui não acreditam nas coisas que prego, alguns não respeitam” declarava o pastor em sua oração “mas dê a eles, Senhor Deus, a oportunidade de te conhecer e peça a teu filho, que está batendo, que pare e arrombe esse coração que necessita de Ti”.

(Pregação por Kuarup Reis – 27.08.12)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s